Principais microorganismos encontrados em pescados

21 Maio

          A microbiota de Pescados depende principalmente da água de onde vivem esses animais, sendo assim, os pescados de água morna tendem a uma maior proliferação de bactérias gram-positivas e os de água fria, de bactérias gram-negativas. Os principais gêneros em água morna são: Micrococcus e Bacillus e em água fria: Pseudomonas, Moraxella e Acinetobacter. Ainda sim, há a microbiota natural de Pescados onde se encontram principalmente Pseudomonas, Moraxella e Shewanella.

          Destacamos os gêneros Pseudomonas e Shewanella, principais causadores de deterioração em Pescados, com alterações sensoriais.

          Pseudomonas – Bactéria Gram-negativa, em forma de bastonete. Possuem flagelos, metabolismo extremamente versátil, aeróbio obrigatório, oxidase positiva. A temperatura ótima de crescimento é de aproximadamente 25-30°C.

 

          Shewanella – Bactéria Gram-negativa, bacilos e anaeróbia facultativa. Sua característica principal é a conversão de metais como o Ferro e a produção de substâncias que emitem odor característico de apodrecimento.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s